Aproveitando a experiência – Vencendo a batalha pela transformação digital – by Schneider Electric

Para organizações em todo o mundo, aumentar a resiliência dos negócios e apoiar a continuidade operacional durante uma volatilidade econômica sem precedentes continua a ser uma prioridade. Embora as preocupações com o impacto de nossa crise de saúde pública sejam as principais, as forças disruptivas, como mudanças climáticas, desacelerações cíclicas nos negócios, mudanças regulatórias, além do potencial de incidentes localizados ou globais continuam sendo ameaças persistentes à continuidade dos negócios. Em resposta, a realidade atual acelerou o ímpeto de implementar um esforço eficaz de transformação digital para todos e todas as organizações. Mas, apesar da necessidade e das vantagens óbvias, o empreendimento não é isento de riscos. A pesquisa indica que 70% dos esforços de transformação digital falhampara atingir seus objetivos declarados. Os motivos são muitos para listar, mas melhorar as chances de sucesso não é tão complicado quanto algumas pessoas pensam.

Aumente o sucesso da transformação digital – concentre-se em “como fazer” e não “o que fazer”

A aceleração dessa transformação muitas vezes encontra organizações com foco em vários elementos centrais:

  • Tudo remoto – ativos operacionais e processos precisam estar conectados e visíveis, para que a ação possa ser realizada a qualquer momento, de qualquer lugar
  • Resiliência operacional – as organizações precisam de estratégias para garantir que as operações possam se adaptar rapidamente quando as condições mudarem
  • Continuidade de negócios – mitigar e gerenciar riscos imprevistos em tempo real é vital para a recuperação rápida de incidentes inesperados
  • Segurança cibernética – com a aceleração da conectividade digital, a segurança cibernética não pode ser exagerada
  • Parcerias confiáveis – a liderança inteligente sabe que não pode fazer tudo sozinha e que vale a pena fazer parceria com especialistas

Embora cada um desses elementos seja importante, os quatro primeiros podem ser vistos como resultados da transformação digital, enquanto o quinto, parcerias confiáveis , é o facilitador da transformação – o “como fazer”. É o ingrediente principal que pode tornar mais facilmente os quatro primeiros resultados uma realidade. Quer a transformação digital seja enfrentada de forma cautelosa ou agressiva, alavancar um provedor de serviços com uma mentalidade digital exclusivamente focada garante que as organizações não entrem em território desconhecido sozinhas. Estudos confirmam que, com a combinação certa de experiência, capacidade e percepção de terceiros à sua disposição, as empresas podem desbloquear uma grande variedade de novas oportunidades de eficiência e produtividade.

O poder da experiência focada onde pode produzir melhores resultados

Embora formar equipes e desenvolver conjuntos de habilidades internas para implementar a transformação digital possa fazer sentido em alguns casos, iniciar processos internos novos e desconhecidos geralmente apresenta riscos consideráveis, tanto para as operações da empresa quanto para a tomada de decisões. Grande parte dessa incerteza pode ser gerenciada garantindo que a equipe mais experiente execute o trabalho pesado para cada fase de desenvolvimento e elemento do projeto, seja interno ou terceirizado. Construir uma equipe de trabalho interna de alto desempenho, focada em objetivos do zero não é algo inédito, você pode se perguntar por que qualquer organização se esforçaria e assumiria o risco, quando os prestadores de serviços com as habilidades e experiência complementares, além de um registro de sucesso evitando obstáculos e implementando novas soluções já existem?

Faça o que você faz de melhor – deixe um provedor de serviços especializado fazer o resto

As organizações que gerenciam com sucesso mudanças disruptivas costumam creditar suas realizações à criação de uma estratégia organizacional e visão que fomenta a adesão interna. Só porque a tecnologia fornece a capacidade de fazer algo novo ou permite que a equipe use os dados de maneiras que potencialmente aprimoram um negócio, não t significa automaticamente que as pessoas aceitarão a mudança e garantirão que ela aconteça. É ajudando as organizações a evitar o sobrealcance, para que possam se concentrar em como é a resiliência dos negócios para suas principais funções financeiras, administrativas e operacionais, que um provedor de serviços especializado traz para a mesa:

  • Os líderes corporativos podem se concentrar, sem distração, no que sua empresa precisa alcançar para atingir seus objetivos – construção de aceitação, desenvolvimento / melhoria de habilidades internas, engajamento de partes interessadas, alinhamento de talentos / promoção de inovação e formulação de novas estratégias de negócios, enquanto os parceiros lidam com a implementação e outros tarefas.
  • Os provedores de serviços especializados estão acostumados a colaborar para fornecer valor que beneficie seus clientes de forma tangível, com padrões de desempenho quantificáveis ​​que fazem parte do resultado acordado, em vez de entregar atividades e tarefas que nem sempre são baseadas em resultados.
  • Como os provedores de serviços de alto desempenho sabem o que funciona e produziram resultados para uma base de clientes diversificada, eles frequentemente trazem uma profunda experiência na implementação de soluções híbridas inovadoras em uma ampla gama de indústrias e organizações que estão fora do escopo de equipes internas isoladas.
  • A transformação digital exige risco, principalmente em áreas como segurança cibernética e adoção de tecnologia, mas um provedor de serviços especializado pode ajudar as organizações a reduzir seu perfil de risco enquanto explora e experimenta soluções de segurança personalizadas e de ponta que protegem e promovem a transformação bem-sucedida de seus clientes.

A transformação digital envolve mais do que tecnologia

Cada organização traz um conjunto único de requisitos e desafios para o cenário digital – certamente não há um “tamanho único”. As tecnologias emergentes geralmente oferecem a possibilidade  de aumentar a eficiência e melhorar a intimidade com o cliente, mas não há garantia. Organizações que fazem parceria com provedores de serviços confiáveis ​​que podem trazer a melhor combinação de ferramentas para cada cliente exclusivo, além da mentalidade para garantir que seus esforços complementem a estratégia de negócios mais ampla do cliente, têm excelente potencial para ver o sucesso de sua transformação digital.

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Link para o artigo original (em inglês) : https://blog.se.com/electricity-companies/2020/09/11/leveraging-expertise-winning-the-battle-for-digital-transformation/